A Rede Jandyras, fundada em 2021 pela coalizão formada por Mandí, Clima de Política e Moara, é uma iniciativa formada e liderada por mulheres de Belém. Surgiu do desejo coletivo de discutir os efeitos da crise climática na cidade a partir de uma perspectiva interseccional, com foco em raça, gênero e território.Desde então, elas têm se consolidado como uma voz ativa da Amazônia urbana, articulando campanhas de mobilização, incidência política e comunicação popular. Em 2021 e 2025, lançaram a primeira e a segunda versão da Agenda Climática para Belém, documento propositivo que orienta políticas públicas voltadas à adaptação climática da cidade. Em 2021, sua principal demanda era a implementação de um Fórum Climático em Belém.Em parceria com a coalizão formada por Mandí, Rede Jandyras, Clima de Política e Moara, lançaram a campanha “Fórum Climático Já!”, que impulsionou a implementação do Fórum — uma grande conquista da sociedade civil belenense.Atualmente, as Jandyras seguem firmes em sua missão de fortalecer a presença e a voz das mulheres amazônidas nos espaços de decisão, com projetos voltados às comunidades tradicionais e ampliando horizontes em escala local, nacional e internacional, reafirmando seu compromisso com a justiça climática e social.

Cientista Social e mestranda em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/UFPA, pesquisa temas relacionados à crise climática, às Reservas Extrativistas Marinhas (Resex), aos movimentos socioambientais na Amazônia e às políticas climáticas. Integra o Núcleo de Pesquisa ACTA-UFPA (Ação Pública, Território e Ambiente).

Arquiteta e Urbanista pela UFPA, com mestrado na mesma área, voltado à eficiência energética em edificações (PPGAU-UFPA). É membro do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon).

Advogada e antropóloga, pesquisadora dos conflitos socioambientais e das formas de resistência coletiva na Amazônia.

Socióloga e mestra em Sociologia e Antropologia pela UFPA, Cláudia atua na Amazônia com pesquisa, extensão e projetos do terceiro setor. Sua trajetória se conecta a temas como justiça ambiental e climática, saneamento básico e desenvolvimento socioambiental, sempre a partir de uma perspectiva crítica e participativa.

Geóloga e especialista em gestão ambiental, integra a Rede Jandyras e o Observatório do Clima, onde atua no Grupo de Trabalho de Gênero e Justiça Climática e no coletivo Defensoras por Defensoras. Desenvolve ações voltadas à justiça climática e socioambiental, com foco na inclusão de populações mais impactadas. É Líder Premiada da Realidade Climática e Fellow da Youth Climate Leaders.
Rede de Articuladoras Ambientais, mulheres de Belém pela justiça climática